domingo, 20 de novembro de 2011

COPA CONMEBOL 1997.

Time do Galo que enfrentou e venceu por 2x0 o Universitario em Lima Peru em 22 de outubro de 1997. Taffarel, SandroBarbosa, Sandro, Hernani, Bruno e Edgard. Agachados: Dedé, Valdir Bigode, Jorginho, Marques e Doriva.


Em 1997, a Conmebol não tinha o mesmo brilho que em 1992. E isso foi devido à uma própria deliberação da Confederação Sul-americana. Isso porque os dirigentes de Assunção proibiram o ingresso dos clubes que já participassem da Supercopa. Mas se a Conmebol já não tinha o mesmo brilho de antes, o Galo tinha! E conquistou seu segundo título internacional oficial de forma invicta.
Em 8 jogos, foram 5 vitórias e 3 empates. E um detalhe; o Galo venceu todos os jogos que disputou fora de casa. Um fato raríssimo, uma vez que as dificuldades de se jogar em campos sul-americanos é notória. Em sua caminhada até a grade final o Galo pegou a Portuguesa no Canindé e logo encaçapou 4X1. No jogo de volta, um empate de 1X1 no Mineirão. Na segunda fase o Galo enfrentou o Universitário de Lima(Peru) e venceu os dois jogos; 2X0 em Lima e 4X0 no Mineirão. Nesses jogos, o Atlético causou uma bela impressão na impressa peruana que afirmou que o Atlético era infinitamente melhor que o Cruzeiro(então campeão da Libertadores da América que naquele ano vencera o Sporting Cristal de Lima por um magro 1X0 em BH).
Nas semifinais, o Atlético enfrentou o refinado toque de bola do América de Cali(Colombia) e novamente obteve uma brilhante vitória fora de casa. Os 2X1 no estádio municipal de Cali, quebrou um tabu que perdurava 13 anos! Isso porque o América de Cali estava invicto naquele estádio contra equipes visitantes(E olha que o América de Cali chegou neste período a 4 finais de Copa Libertadores de América sendo que a no ano anterior perdera o título do torneio mais importante da América para o poderoso River Plate). No Mineirão, o empate de 1X1 só confirmou o que todos esperavam; a passagem para a final da Conmebol 97.
O primeiro jogo da final ocorreu em Lanus, um subúrbio de Buenos Aires(Como é Contagem/Betim é para BH). A tradicional equipe grená do Lanus recebeu o Atlético em seu estádio e não foi nada hospitaleira. Saiu vencendo por 1X0 aos 30 minutos do primeiro tempo. Mas o Galo era valente e num chute da intermediária Bruno empatou para os mineiros aos 40 minutos do primeiro tempo.

 No segundo tempo, o que se viu foi um show do Galo. Valdir logo aos 8 minutos desempatou aproveitando um cruzamento de Marques que veio da esquerda. Aos 12 minutos Valdir, o centro-avante do bigode ampliou; em uma jogada pessoal driblou o zagueiro argentino e chutou para os fundos das redes grenás. A torcida argentina calou e a equipe suburbana do Lanus se perdeu de vez. Atento a isso, o técnico Leão mandou segurar o jogo para fazer o tempo passar. Mas mesmo com esta tática o Galo marcou novamente com Hernani aos 32 minutos do segundo tempo; Galo 4X1.
Tudo corria normalmente, o Galo respeitava o time argentino e sabia que a vitória de 4X1 em plena Argentina era um grande resultado. Mas ao final do jogo; o que se viu foi uma selvageria bem típica dos nossos "hermanos". O campo foi invadido por torcedores, dirigentes e jogadores reservas que partiram pra cima da equipe mineira. PORRADA! PORRADA! Era isso que se ouvia! Até a polícia argentina bateu nos jogadores mineiros. Saldo da Batalha: Dedé saiu desacordado de campo depois que levou um golpe na nuca, o técnico Leão tem uma fratura no rosto, que necessitou de uma correção cirúrgica.
O segundo jogo marcado para 18 de novembro em BH, teve que ser adiada várias vezes por conta daquela famosa armação CBF/REDE GLOBO/PALMEIRAS-PARMALAT. O jogo marcado para o dia 18 do mês de novembro já estava estabelecido 6 meses antes e a CBF tinha consciência disso. Mesmo assim, marcou para o mesmo dia a partida entre Atlético X Palmeiras para a mesma data. Tudo isso já fazia parte do esquema que foi armado para que o Palmeiras chegasse às finais do Brasileirão de 1997. Como revelou Eurico Miranda em um dos seus rompantes de nervosismo.(Mas isso é outra história que contarei com mais detalhes em uma outra oportunidade).
O jogo final da Conmebol, só ocorreu em 17 de dezembro. E como os argentinos não são homens e muito menos gente, vieram com uma equipe totalmente diferente da que jogou o primeiro jogo, tudo isso só para fugir do "pau"! O jogo foi morno e o empate de 1X1 (gol de Jorginho) foi o suficiente para que o Galo conquistasse sua segunda Copa Conmebol.