domingo, 20 de novembro de 2011

CAMPEAO EM 1978.


Em 1978, o Atlético tinha seu maior jogador fora de jogo. Reinaldo, vítima dos zagueiros implacáveis teve seu joelho direito totalmente destruído. Vendo que não teria seu centro avante durante quase um ano a diretoria fez uma jogada de mestre. E o que era “problemática” virou “solucionática”. É ISSO MESMO QUE VOCÊ CARO LEITOR ESTÁ PENSANDO! Em 78 o Galo re-contratou Dadá Maravilha! E como com DADÀ não tem placar em branco, o Galo de 78 foi só alegria!
Mesmo chegando na metade do campeonato, Dario marcou nove gols que ajudaram o Galo a iniciar uma saga que seria completada 5 anos depois. Era o início do Hexa!!!
Em 1978, Reinaldo foi afastado por um ano do futebol, culpa do joelho e de seus desleais marcadores. Vítima de toda sorte de mediocridade, o craque teve um de seus meniscos extraído sem necessidade pelo antigo médio do Atlético, Abdo Argges. Jogou por um bom tempo à base de infiltrações no joelho, até que, em 1976, do Dr. Neylor Lasmar passou a responder pelo departamento médico do Clube.
Lasmar mandou interromper as infiltrações e submeteu Reinaldo a um tratamento à base de cortisona e radioterapia. Mais tarde, o levou para os EUA, onde o Rei foi operado no Hospital Lennox Hill pela maior autoridade mundial em ortopedia esportiva, o Dr. James Nicholas. O médico explicou o que se passava com o joelho do craque Rei:
“Debaixo da rótula havia muita cartilagem, mais restos de menisco, que estavam entre a rótula e o osso. Assim, cada vez que ele mexia a perna, sentia uma sensação terrível de dor, mais ou menos como se estivesse espremendo um dedo contra uma porta”(1)