domingo, 20 de novembro de 2011

COPA CONMEBOL 1992.


 Na primeira edição da Copa Conmebol, participaram clubes tradicionais como; Peñarol(Uruguay), Grêmio e Fluminense(Brasil), Vélez Sarsfield(Argentina) e Olímpia(Paraguai). Mas quem ficou com o título foi o GALO. Para chegar até a final contra o forte Olímpia, o Galo teve que passar por Fluminense, Atlético Júnior(Colômbia) e Nacional de Quito(Equador). Não foi fácil, sobretudo o jogo contra o Nacional de Quito, onde além de enfrentar a altitude da capital equatoriana, o Atlético teve que jogar ao meio-dia (ou as 3 horas da tarde no fuso de Brasília/BH).
O Segundo jogo, não foi realizado no tradicional Estádio Defensores del Chaco, e sim no acanhado estádio Manuel Ferreira de propriedade do Olímpia. Tudo isso, para garantir a pressão da torcida sobre os jogadores do Atlético. Mas o Galo não se intimidou, consciente da vantagem de dois gols, o técnico Procópio Cardoso armou uma retranca para segurar o ímpeto dos paraguaios. E mesmo assim, o Galo levava mais perigo ao gol paraguaio através de Sérgio Araújo, que alternando ataques pela direita e esquerda causava pânico generalizado nos defensores do Olímpia. O Olímpia tinha a posse de bola, mas pouco produzia de concreto e a medida que o tempo passava o nervosismo crescia no lado paraguaio.
No segundo tempo, o Atlético continuou a jogar com muita consciência, e logo no primeiro minuto Aílton perdeu uma grande chance, ao pegar uma bola na cara do goleiro e chutar em cima de Goycochea. Logo depois, Sérgio Araújo e Aílton entram tabelando, envolvem a defesa do Olímpia e o ponta chuta, de esquerda, obrigando o goleiro a fazer uma boa defesa.
Moacir desfilava sua categoria, jogando com elegância e dominando as ações no meio-campo. A torcida, irritada, passou então a vaiar a sua equipe que, nervosa, não conseguia criar lances de perigo para João Leite. Em um lance bobo, Claudinho foi expulso. Depois de sofrer uma falta, o jogador estava sendo retirado, quando resolveu pular da maca.
No final da partida Mário Ramires também foi expulso. o zagueiro paraguaio abusou durante todo jogo de jogadas violentas e quando pegou Moacir violentamente, após levar um drible espetacular do atleticano, o juiz lhe mostrou o vermelho. Quando tudo indicava que a partida terminaria em 0X0, o jogador Caballero marcou o gol paraguaio em uma jogada que começou em um lançamento do meio-campo que chagou a linha de fundo. Antes que a bola saísse, o jogador Caballero tocou totalmente sem ângulo e para a surpresa de todos(inclusive para João Leite) a bola entrou. Final Olímpia 1X0 Atlético.
Nunca uma derrota foi tão comemorada pelo Clube, que pela primeira vez em seus 84 anos de existência o Galo chegava a um título oficial internacional. Clube Atlético Mineiro, o primeiro campeão da Copa Conmebol.