domingo, 20 de novembro de 2011

COPA CENTENARIO DE BH.

Luiz Eduardo, Dedê, Sandro Blum, Hernani e Paulo César Borges. (Agachados)Almir, Dedimar, Doriva, Jorginho, Marques e Bruno
Em 1997, Belo Horizonte completou seu primeiro centenário. Um dos eventos para comemorar esta data foi a realização da Copa Centenário de Belo Horizonte. A Copa Centenário contou com a participação de 8 clubes de 4 paises diferentes.

E o Galo caiu no grupo mais difícil, que além do rival América Mineiro(Na época com uma grande equipe que mais tarde seria campeã brasileira da série B) contava com a presença de Corinthians e Milan da Itália.
E a estréia foi justamente contra o poderoso Milan, que contava em seus quadros o atacante liberiano Jorge Weah eleito o melhor jogador do mundo no ano anterior. Além de outros craques como Maldini, Costacurta...etc; finalistas da Copa do Mundo anterior.
O Galo, contava com o reforço de Toninho Cerezo que despediu do futebol naquela partida vestindo a camisa 100 do Galo.
E logo de cara e sem qualquer cerimônia o Milan começou vencendo por 2X0 e mandava no jogo. A torcida atleticana temia pelo pior, uma goleada. O Grande goleiro Taffarel, tetracampeão em 1994, estava mal e falhou em um dos gols do Milan. O primeiro tempo acabou tendo o Galo escapado de uma sonora goleada.
No intervalo, o Técnico Leão retirou a maior estrela do time, o goleiro Taffarel em seu lugar entrou o goleiro Paulo César Borges. E o segundo tempo começou com o time milanês ainda dominando a partida. Mas o Galo tinha o reforço que desequilibrou a partida. Era a MASSA, que mesmo vendo seu time ser dominado pelos italianos, não desanimou e continuou apoiando. Até que aos 38 minutos o meia Jorginho chutou uma bola de fora da área. Gol do Galo! A torcida que já apoiava foi a loucura. E incediou o estádio e o time do Galo que em uma reação fantástica e improvável conseguiu o gol de empate aos 45 minutos com Hernani.
Ao fim do jogo, os astros do Milan, num gesto grandioso, foram até a beira do gramado. E aplaudiram a Magna Massa. Pois estavam cientes de que sem a ajuda de sua torcida o Galo teria grandes dificuldades de conseguir essa espetacular reação! Que deu impulso aos atleticanos pra conquista da Copa! Pois o principal adversário já tinha passado!
Depois desse jogo mais difícil, o Galo empatou o Clássico com o Coelho. E depois o Vingador obteve outra memorável reação! Um 4x2 contra o Corinthians, de virada. Que levou o Atlético à Final.

Atlético 2 x 1 Cruzeiro

Data: 09/08/1997 Estádio: Mineirão
Público: 39.095 (Pagantes) Renda: R$ 335.885,00
Juiz: Lincoln Afonso Bicalho, Auxiliado por José Eugênio e Marco Antônio Gomes
Gols: Leandro e Valdir para o Atlético;Odair (Cruzeiro)
Cartão Amarelo: Sandro, Jorginho Doriva e Bruno (Atlético); Reginaldo, Donizete Amorim e João Carlos (Cruzeiro)
Cartão Vermelho: Odair ( Cruzeiro)
Atlético: Paulo César; Dedimar, Sandro Blum, Luiz Eduardo e Dedê; Doriva, Bruno (Neguete), Jorginho (Guttemberg) e Leandro; Valdir(Hernani) e Marques Técnico: Emerson Leão
Cruzeiro: Rodrigo Posso; Ricardo, João Carlos, Odair e Gustavo (Tico); Reginaldo, Marcos Paulo (Donizete Amorim), Geovanne e Cleisson; Roberto Gaúcho (Da Silva) e Fábio. Técnico: Wantuil Rodrigues