domingo, 20 de novembro de 2011

CAMPEAO EM 1970.

Careca, Humberto Monteiro, Grapete, Vanderley Paiva, Vantuir, Cinconegui(Agachados)Ronaldo,Oldair, Dario,Lacy e Tião

No início de 1970, Yustrick, ' O HOMÃO' foi dispensado do comando técnico do Galo. Em seu lugar entrou o 'MAGRO', chegou a sede o Galo dirigindo um 'Gordini' cinza-grafite. Esse 'MAGRO', estacionou seu carro na Avenida Olegário Maciel, um pouco abaixo da esquina de rua Bernardo Guimarães, desceu e atravessou a via pública sem ninguém o incomodar ou reconhece-lo. Era a primeira vez que o homem magro, de modos serenos, de 38 anos de idade, cruzava as portas de vidro do prédio da avenida Olegário Maciel 1516. Foi ao terceiro andar onde ficava a diretoria. Lá estava o Presidente do Clube Nelson Campos, que acabara de tomar posse e o vice, Fábio Fonseca e Silva.
Conversou o que tinha que conversar e, mais ou menos uma hora depois, retornou a seu carro. Depois desse dia a recepção discreta no aeroporto da Pampulha marcou sua chegada ao Galo. Pouco tempo depois, o dono daquele Gordini desfrutaria um prestígio tão grande que nunca mais conseguiria ira parte alguma sem ser parado a cada metro. O dono do Gordini cinza-grafite chamava-se Telê Santana.
Telê fora um bom jogador, em um tempo de grandes craques o ‘ Fio de Esperança’ apelido que era conhecido no Fluminense do Rio de Janeiro, Clube aliás onde fez toda sua carreira. Como técnico, também foi no Fluminense que esse mineiro de Itabirito começou sua carreira de treinador.
Quando chegou TelÊ encontrou um ambiente no Galo que não era dos melhores. Telê tirou leite de pedra para dar ritmo ‘aquela equipe que com salários atrasados e com uma dívida de 1,1 milhão de dólares (estratosferica para época)que lhê fizera vender seu antigo campo a Prefeitura de Belo Horizonte.
Telê chegou e mostrou uma maneira diferente de trabalhar. Cancelou as punições e concentrações permanentes de Yustrick e implantou seu padrão, baseando no treinamento insistente e repetitivo.
Com os atletas que encontrou, escalou o time para o Campeonato Mineiro de 1970. Foi uma campanha espetacular. O Galo venceu nove dos dez jogos do primeiro turno. E liderava a competição com folga quando entrou em campo no dia 2 de agosto para enfrentar o Cruzeiro.
O Cruzeiro começou ganhando. A torcida celeste vibrava quando Dario recebeu entre Fontana e Morais. Mesmo entre os dois zagueiros tentando empurra-lo Dada peito de Aço marcou o gol de empate. No segundo tempo, o Cruzeiro trocou de zagueiro, tirou Morais e colocou Darci Menezes e em uma jogada Idêntica Dario Marcou o gol da virada.
O Título de 1970, foi conquistado com 2 rodadas de antecipação. Na vitória sobre o Tupi no Mineirão. No último jogo contra o rival o empate de 1x1 foi só para alegrar a MASSA. E o gol sobre os celestes também foi de Dario. Final, Galo Campeão Mineiro de 1970. O primeiro título da era Mineirão e o fim do jejum de 7 anos sem títulos. Foi o prelúdio do que viria no ano seguinte.