domingo, 20 de novembro de 2011

CAMPEAO EM 1983.


Em 1983, o Galo vendeu um de seus maiores jogadores. Toninho Cerezo foi vendido para a Roma da Itália por 1 milhão de dólares. Era sem dúvida um valor altíssimo para época. Éder, outro jogador do Galo que fizera sucesso na Copa do Mundo de 1982, chamou a atenção dos árabes e seus petrodólares.. Mas Elias Khalil disse não a essa milionária proposta por Éder.
Sem um de maiores ídolos, e depois de mais uma frustração no Campeonato Brasileiro ao ser eliminado pelo Santos no Mineirão perante 113 mil pagantes no Mineirão em 22 de maio de 1983, o Atlético entrou no campeonato mineiro desmotivado. E nem o excesso de clássicos era o bastante para gerar interesse tanto na torcida quanto no time.
Na estréia em 12 de junho em Uberlândia foi acompanhada por poucos torcedores e a goleada de 4x1 não motivou muito a equipe. No clássico do dia 16 de outubro o Galo aplicou no Cruzeiro a maior goleada da Era Mineirão até então 4X0 fora o ‘Showcolate’ com gols de Reinaldo, Éder (2) e Renato.
No Clássico seguinte em 13 de novembro, o Cruzeiro queria a revanche. E logo aos 30 segundos de jogo já estava ganhando. Aí foi a vez do lateral Heleno brilhar aos 16 minutos empatou para o Atlético e aos 24 minutos do primeiro tempo marcou novamente. Renato Morungaba (Renato pé Murcho) definiu o placar ainda no primeiro tempo, aos 45 minutos marcou o seu gol. Final Galo 3X2 Cruzeiro. Não tinha jeito, mesmo desmotivado e sem interesse o Galo era melhor!
O título foi confirmado no jogo contra o nacional de Uberaba quando o Galo venceu por 3X0. Eram 30 mil empolgados atleticanos vestidos de branco e preto(24000 pagantes). Eles foram ao Mineirão presenciar um feito inédito, emocionante: ver seu clube conquistar o hexacampeonato mineiro. Afinal, todos já sabiam que o modesto Nacional, de uberaba, seria impotente para impedir a festa.
E não deu outra. O Atlético venceu por 3 x 0, mas poderia ter enfiado cinco ou seis gols. O time foi tão brilhante e eficiente como em todo o torneio - quando quis ser. Levantado a duas rodadas do final, o título desde o início de temporada, já dava a impressão de ter dono: o próprio Galo. E a previsão não falhou.E mesmo no último jogo quando o Atlético perdeu para o Cruzeiro por 4X0 não abalou a equipe que fez a maior seqüência de títulos na era do profissionalismo em Minas Gerais. Galo HexaCampeão!No jogo das faixas, o Cruzeiro venceu por 4 x 1 e houve pancadaria. Mas quem se lembraria disso em meio à festa?