domingo, 20 de novembro de 2011

CAMPEAO EM 1976.


Há muito tempo a torcida do Atlético não via seu time jogar tão bem como em 1976. Dando show em todas as partidas, chegar à decisão, numa série de melhor-de-três contra o Cruzeiro, foi contingência do regulamento. Em número de pontos e gols, o Galo estava dispardo na frente. O sinal mais evidente dessa diferença estava nas arquibancadas do Mineirão, no dia da primeira partida da série: 80% do estádio tomado pela Massa atleticana(Não é de hoje que os cruzeirenses fogem do pau!). A torcida cruzeirense fez barulho até começar a partida. A superioridade do Galo era tanta que a bola não chegou à área de Ortiz, o goleiro argentino que fez sucesso naquele ano.
Depois do 17° minuto, só se ouvia a Massa alvinegra: Reinaldo fez 1X0. No segundo tempo, Marcelo aumentou para 2X0, logo aos 6 minutos. O resto foi um show de bola.
Tudo se repetiu no dia 3 de abril , quando, desde a abertura dos portões, o Mineirão viveu apenas uma festa atleticana. Os gritos de "É... Campeão, é... Campeão..." não esperavam pelo início da partida. Desta vez, o Cruzeiro estava melhor - e foi um jogão. Piazza, Nelinho, Joãozinho, Eduardo, Raul e seus companheiros estavam mordidos pelo chocolate que levaram no domingo anterior.
O equilíbrio dos primeiros minutos foi total e espetacular. Reinaldo passou por Darc e chutou no canto. Raul defendeu. Eduardo(Eduardo Rabo-de-Vaca aquele que treinou a equipe que chegou a 3° posição do Brasileirão de 1996) aplicou um "rabo de vaca" em Dionísio e cruzou: Valdo cabeceou raspando a trave. Marcelo recebeu de Cerezo, entrou na área e chutou para fora. Tabela , Reinaldo-Marcelo; Raul defende no canto. Chute de Nelinho: Ortiz manda a escanteio. Emocionante!
Mas como em outras épocas, os adversários não resistiam a goleadores como Mário de Castro, Guará, Carlyle, Ubaldo e Dario, o Cruzeiro não resistiu a Reinaldo. Aos 33 minutos, numa bola jogada pela esquerda, ele entrou na área e chutou no canto, sem a menor chance para Raul: Atlético 1X0!
Daí, seguiu-se um enorme número de belas jogadas de Reinaldo, Cerezo, Marcelo e Paulo Isidoro. E em uma dessas belas jogadas, Marcelo marcou o segundo gol atleticano depois de tabelar com Reinaldo entrar na área cruzeirense e tocar na saída do goleiro Raul aos 21 minutos do segundo tempo. Galo 2X0!
Depois foi só festa. O Galo acabava com o domínio do Cruzeiro no Mineirão e ao mesmo tempo mostrava para o Brasil um time de garotos(com idade média de 21 anos) que viria a ser no ano seguinte a sensação do campeonato Brasileiro de 1977.