domingo, 20 de novembro de 2011

CAMPEAO EM 2007.


O Campeonato mineiro de 2007 começou muito ruim para o Galo. Em três jogos o Atlético somou apenas 1 ponto. E depois da derrota para o Tupi a declaração do atleta Alan do time de Juiz de Fora causou um grande mal estar entre as duas diretorias. Alan disse
O Galo está acostumando a ganhar segunda divisão, ele(Atletico) tem que tomar cuidado para no ano que vem ele ter que ganhar a segunda divisão do campeonato mineiro.
Essa declaração rendeu um pedido de desculpas oficial do Tupi ao Atlético. Mas essa atidude desrespeitosa na realidade foi o "start up" para reação do Galo em 2007. A partir daí o Galo deu uma arrancada que poucas vezes se viu. No Clássico contra o Cruzeiro na fase classificatória, o Galo começcou perdendo. Porém, em uma virada emocionante o Atlético virou e ainda fez mais um final 3x1!
A equipe comandada pelo técnico Levir Culpi aplicou uma sonora goleada de 4 a 0 sobre o rival, comandado pelo técnico Paulo Autuori, no Mineirão, no primeiro jogo da final, que após o jogo pediu demissão alegando falta de comprometimento dos seus subordinados.
Autuori surpreendeu na escalação, colocando Nenê, após longo período afastado para se recuperar de uma lesão, em lugar do jovem Guilherme. O clássico teve um início eletrizante, com as duas equipes apresentando um jogo franco, com as duas torcidas entrando no ritmo. Mas o Cruzeiro foi desacelerando aos poucos.
A primeira oportunidade real foi do Atlético, aos 13 minutos, após escanteio da direita. A bola passou na frente de Fábio.
Com Nenê destoando dos demais e com o time desestruturado, o Cruzeiro procurava tocar a bola, enquanto Fellype Gabriel, Araújo e Geovanni se movimentavam de um lado e outro para confundir a defesa atleticana. Já o Galo se apresentava mais estruturado e compactado em campo. A melhor chance de gol no primeiro tempo foi num ataque atleticano. A bola sobrou para o zagueiro Marcos, que chutou, acertando a trave.
O Cruzeiro perdeu o zagueiro Gladstone aos 37 minutos, depois de cometer falta sobre Danilinho. A última chance foi do Cruzeiro, com o atacante Araújo chutando e Diego defendendo, aos 40 minutos.
Na segunda etapa, o Atlético fez 1 a 0 logo aos 20 segundos. Na saída de bola do Cruzeiro, Geovanni perdeu a bola, Danilinho cruzou e Éder Luís marcou de cabeça, para alegria da torcida atleticana e desespero da cruzeirense.
Com o resultado, a vantagem na final estava sendo revertida e só restava ao Cruzeiro ir em busca do empate, arriscando levar o segundo gol. Aos 14 minutos, Paulo Autuori fez duas alterações de uma só vez. Tirou Nenê e Geovanni, colocando Guilherme e Maicosuel. O time ficou mais ajustado.
Aos 20 minutos, Luizão quase marcou contra. O Galo fez 2 a 0 aos 36 minutos. Léo Silva perdeu a bola no meio de campo e Tchô lançou Danilinho, que deu um leve toque sobre Fábio, completou para a rede. Aos 42 minutos, cochilo da defesa cruzeirense. Danilinho foi derrubado por Simões, que foi expulso. O Atlético fez 3 a 0 aos 46 minutos, com Marcinho batendo pênalti. Um minuto depois, na saída de bola, o Atlético a ganhou, o goleiro Fábio estava de costas e Vanderlei selou a goleada.
Já no segundo jogo, o Galo entrou em campo com o regulamento debaixo do braço e perdeu por 2 a 0, placar que não tirou do torcedor a alegria de comemorar o título estadual após sete anos.