domingo, 6 de novembro de 2011

1971 - O ANO DO GALO


Na primeira edição do campeonato Brasileiro(na época era denominado: Campeonato Nacional de Clubes ou simplesmente Campeonato Nacional), clubes como Santos(ainda com PELÉ), Cruzeiro, Botafogo(de JAIRZINHO, O Furação da Copa e de Djalma Dias), Palmeiras(da Academia) e São Paulo(de Gérson, o Canhotinha de Ouro) eram consideradas as favoritas ao título. Entretanto, no campo as coisas foram bem diferentes e o Humilde Galo de Telê Santana arrebatou o título de Primeiro Campeão Nacional.
O Campeonato de 1971, foi disputado por 20 clubes. Na primeira fase, os clubes foram divididos em dois grupos e todos se enfrentaram em um único turno fazendo cada um 19 jogos. Após a primeira fase foi realizada as semifinais que foi disputada pelos 12 melhores campanhas da fase classificatória. Esses 12 clubes foram divididos em 3 grupos de 4 equipes cada. E apesar de uma campanha discreta na primeira fase, o GALO arrebentou nas semifinais ao sobrepor equipes como: Santos, Vasco da Gama e o Internacional de Porto Alegre.
Ao contrário do que estamos acostumados, em 1971 não houve uma partida final mas sim um triangular decisivo que reuniu Atlético Mineiro, São Paulo e Botafogo os três clubes campeões das chaves semifinais. O triangular foi aberto com a partida Atlético Mineiro e São Paulo no Mineirão no dia 12 de dezembro de 1971. A MASSA estava lá(75 mil atleticanos), tão determinada como o time. O jogo foi indiscutivelmente difícil para o GALO. O Gol do GALO foi marcado numa cobrança de falta de Oldair aos 30 minutos do segundo tempo. O Zagueirão soltou uma bomba no meio da barreira do São Paulo e fez com que o Gérson, o Canhotinha de Ouro abaixasse, deixando livre o caminho da bola até as redes do gol paulista. Oldair ainda salvou um gol certo do São Paulo, tirando a bola em cima da linha aos 5 minutos do primeiro tempo. Outro destaque da partida foi o goleiro Renato que fez defesas milagrosas,que asseguraram a vitória atleticana.
A segunda partida o São Paulo se reabilitou e venceu o Botafogo por 4X1 no Morumbi, em São Paulo no dia 15 quarta-feira. Com esses resultados, a última e decisiva partida seria realizada entre Atlético e Botafogo no Maracanã no Rio de Janeiro. Para o GALO o empate já bastava para sagrar-se campeão, para o São Paulo ficaria de fora torcendo para uma derrota do Atlético, já para o Fogão, só uma improvável vitória de 6 gols de diferença lhe daria o título de primeiro campeão Brasileiro. O fim da história, todos já sabem, o valente Galo de Telê Santana foi ao Maracanã e cantou bem alto voltando para Belo Horizonte com o Título de Primeiro Campeão Brasileiro.
Quando a delegação chegou ao Rio de Janeiro no dia 17 de dezembro(sexta-feira) sentiu-se em casa, sua torcida já estava lá, apoiada por torcedores rubro-negros, tricolores e vascaínos. E ao longo das praias de Copacabana e Ipanema só se ouvia um grito:" Galô, Galô, Galô...." A torcida botafoguense não acreditava no seu time que tinha que marcar seis gols e não tomar nenhum para ficar com o título. Por isso, no dia 19 de dezembro de 1971 metade dos 46 mil expectadores presentes no Maracanã era atleticana. Esses torcedores fizeram uma verdadeira fila indiana de carros, ônibus e caminhões na então conhecida BR-3 (atual BR 040, que liga BH ao Rio de Janeiro).

Nenhum comentário: